Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de fevereiro de 2020, 21h51

Sem mencionar “golpe”, JN fala sobre indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar

Reportagem foi exibida no dia da semana de menor audiência do telejornal

Reprodução/Instagram

O Jornal Nacional, da TV Globo, dedicou menos de quatro minutos de sua edição desta sexta-feira (7) para uma matéria especial sobre o documentário Democracia em Vertigem, dirigido pela cineasta Petra Costa e candidato ao Oscar de Melhor Documentário.

Depois de ser criticado por não destacar a participação brasileira na premiação, o JN exibiu trechos da produção e entrevistou Costa. A reportagem, no entanto, foi exibida no dia semana de menor audiência do telejornal – sexta-feira.

Sem citar a palavra “golpe” e destacando alguns comentários negativos feitos pela cineasta ao PT, o telejornal minimizou a crítica política da produção, fator que chamou atenção no mundo inteiro e incomodou o governo Bolsonaro.

“Primeiro eu comecei os protestos contra e a favor do impeachment, e, meio que ingenuamente, achando que aquilo seria decidido nas ruas. Dependendo de qual manifestação ia ser maior. Quando eu me dei conta que, claro, o impeachment ia ser decidido no Congresso, eu fui pra Brasília”, diz a cineasta em entrevista ao jornalista Tiago Eltz.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum