Imprensa livre e independente
10 de junho de 2019, 12h41

Congresso vai pedir CPI mista da Lava Jato

O escândalo do #VazaJato deve virar tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso Nacional. É o que defendem senadores e deputados da oposição. 

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O escândalo do Vaza Jato deve virar tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso Nacional. É o que defendem senadores e deputados da oposição. Em entrevista a Edson Sardinha do Congresso em Foco, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) afirmou que pretende iniciar o processo de coleta de assinaturas para instauração de CPI da Lava Jato com objetivo de investigar o conteúdo disponibilizado pelo The Intercept Brasil. Para a criação da comissão são necessárias 27 assinaturas dos 81 integrantes do Senado. “Não quero politizar, mas quero uma Justiça imparcial e um Ministério Público que trabalhe sem viés ideológico. A condenação do ex-presidente mudou a...

O escândalo do Vaza Jato deve virar tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista no Congresso Nacional. É o que defendem senadores e deputados da oposição.

Em entrevista a Edson Sardinha do Congresso em Foco, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) afirmou que pretende iniciar o processo de coleta de assinaturas para instauração de CPI da Lava Jato com objetivo de investigar o conteúdo disponibilizado pelo The Intercept Brasil. Para a criação da comissão são necessárias 27 assinaturas dos 81 integrantes do Senado.

“Não quero politizar, mas quero uma Justiça imparcial e um Ministério Público que trabalhe sem viés ideológico. A condenação do ex-presidente mudou a história das eleições do Brasil. Não se pode ter membro da Justiça que haja sem a prerrogativa da imparcialidade. Se for comprovada a transcrição das conversas, ficará claro que houve interferência marcante”, disse o senador do PSD.

Pelo Twitter, deputados se manifestaram a favor da criação de uma CPI. “Somente uma CPI tem este poder legal e quiçá, com uma composição digna e republicana, resgatar a democracia. Diante do revelado, as eleições de 2018 para presidência da república foram manipuladas por corruptos de toga”, disse a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)

Veja também:  Dono da Jovem Pan busca substituto para Villa e Reinaldo Azevedo e oferece "beijo da mulher do sofá"

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) pediu uma comissão mista, que tenha membros tanto do Senado quanto da Câmara. “De um dia para o outro o Brasil descobre que onde era para ter justiça, tinha uma máfia! Exigimos CPI Mista para investigar os crimes da Lava Jato!”, disse.

Outra estratégia que estaria sendo traçada seria a convocação de Sérgio Moro ao Congresso através de uma CPI mista que trata de crimes cibernéticos. Segundo a jornalista Andréia Sadi, o pedido de criação da comissão foi apresentado na semana passada e está na fase de conferência de assinaturas.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum