Imprensa livre e independente
14 de setembro de 2017, 18h53

Conheça youtubers que irão mudar sua forma de ver a maternidade (e paternidade)

A maneira “romântica” como a sociedade aborda a educação das crianças tem sido bastante questionada por uma nova geração de mães e pais. Conheça  Por CRDH/DF A maneira “romântica” como a sociedade aborda a educação das crianças tem sido bastante questionada por uma nova geração de mães e pais dispostos a compartilhar os desafios vividos diariamente na criação dos pequenos. Para a mulher, o peso da cobrança nessa função é mais uma opressão somada a tantas outras impostas pelo sistema patriarcal, que a exclui dos espaços de debate e a empurra para o papel historicamente construído para a figura feminina:...

A maneira “romântica” como a sociedade aborda a educação das crianças tem sido bastante questionada por uma nova geração de mães e pais. Conheça 

Por CRDH/DF

A maneira “romântica” como a sociedade aborda a educação das crianças tem sido bastante questionada por uma nova geração de mães e pais dispostos a compartilhar os desafios vividos diariamente na criação dos pequenos. Para a mulher, o peso da cobrança nessa função é mais uma opressão somada a tantas outras impostas pelo sistema patriarcal, que a exclui dos espaços de debate e a empurra para o papel historicamente construído para a figura feminina: o da submissão. A boa notícia é que isso está mudando. Confira abaixo algumas dicas de canais no YouTube que sugerem uma outra perspectiva sobre o tema.

Hel Mother

“Maternidade sem caô”. Essa é a proposta levantada pela jornalista Helen Ramos. Ela discute as dificuldades das mães em um mundo machista, que coloca sobre as mulheres uma responsabilidade maior do que é possível suportar. A necessidade de fortalecer a rede de apoio e desconstruir padrões são somente alguns dos assuntos que a jovem apresenta de forma direta e bem-humorada.

Veja também:  Fundador do "Escola sem Partido" lamenta fim do projeto e se diz decepcionado com Bolsonaro

Piangers

Marcos Piangers ficou conhecido em todo o país pelo livro O Papai é Pop, que já vendeu mais de 50 mil exemplares. Atuando em rádio e na TV, além de fazer palestras sobre a paternidade, seus vídeos na internet somam milhões de visualizações ao abordar a educação de crianças e adolescentes sob o ponto de vista do homem moderno, que divide na totalidade as tarefas domésticas.

Potencial Gestante

Gerenciado pelo casal Hilan e Luiza, o canal inova no formato e mostra o dia a dia dos cuidados com os três filhos – Benjamin, Constança e Guadalupe – de uma maneira leve e informativa. A ideia é romper os paradigmas de “família perfeita” e dividir com os seguidores situações cotidianas (cômicas ou trágicas) com uma boa dose de ironia, como na paródia a seguir.

Paizinho, Vírgula

Thiago Queiroz é marido, pai, engenheiro e coordena o grupo Criação com Apego, no Facebook, que oferece apoio e acolhimento virtual. Seu site oferece textos e vídeos sobre disciplina positiva, parentalidade consciente, propondo troca de experiências e amparo a todos que desejam dar uma criação mais afetuosa, sensível e respeitosa a seus filhos.

Veja também:  Algo está acontecendo na juventude

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum