Coronavírus: Casos voltam a disparar na Europa. Berlim decreta toque de recolher e Madri estado de alerta

Na Europa houve 28% mais casos. O número de infecções diárias hoje é cinco vezes maior do que há três meses

Foto Pixabay
Escrito en CORONAVÍRUS el

Berlim decretou, neste sábado (10), o fechamento de bares e restaurantes entre 23h e 6h, além de lojas ou outros estabelecimentos comerciais. O objetivo é controlar o aumento do número de casos.

O toque de recolher na capital alemã será instaurado até o dia 31 de outubro. Apenas farmácias e postos de combustível poderão abrir as portas.

Outras cidades do país, como Colônia e Frankfurt, já determinaram medidas similares.

O prefeito de Berlim, Michael Müller, afirmou que “este não é o momento de festejar. Nós podemos e queremos impedir um novo confinamento, ainda mais restritivo”.

O secretário de Justiça da cidade, Dirk Behrendt, completou que “depois de três taças de vinho, as medidas de distanciamento social tendem a ser menos respeitadas”.

A chanceler, Angela Merkel, defendeu a medida, nesta sexta-feira, durante uma reunião com prefeitos de 11 cidades alemãs.

O coletivo Bares de Berlim, por sua vez, considerou a adoção das novas medidas "um desastre" e diz que poderá recorrer à Justiça.

Madri

Caso semelhante ocorreu em Madri, na Espanha, onde as infecções por covid-19 também dispararam. O fato levou o governo espanhol a decretar estado de alerta na cidade a partir desta sexta-feira. As restrições bloquearam quase três milhões de migrantes em todo mundo.

Na Europa houve 28% mais casos. O número de infecções diárias hoje é cinco vezes maior do que há três meses (cerca de 84.400 agora em comparação com 15.000 no início de julho). No total, o continente contabiliza mais de 6,2 milhões de pessoas infectadas e quase 240.000 mortes por covid-19.

Com informações do UOL e do Globo