Vacina espanhola contra Covid-19 é liberada para teste internacional

Doses da Ruti, desenvolvida inicialmente para prevenir a turbeculose, serão aplicadas na Argentina

Vacina contra o coronavírus (foto: reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A vacina Ruti contra a Covid-19, fabricada pela farmacêutica espanhola Archivel Farma, é a primeira da Espanha a receber autorização para realizar um teste clínico internacional. Ele será realizado na Argentina.

O imunizante foi desenvolvido pelo pesquisador Pere-Joan Cardona, do Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, e inicialmente projetado para prevenir contra a tuberculose, segundo a empresa. Diante da pandemia do novo coronavírus, a farmacêutica passou a estudar seu efeito protetor contra o Sars-Cov-2. A farmacêutica ressaltou em um comunicado que foi observado que, nos países onde a
vacinação BCG é universal, os sintomas e a mortalidade induzida Covid-19 são menores.

Em abril, a empresa anunciou que seria conduzido um ensaio clínico desse efeito em 200 profissionais de saúde da Catalunha, com alto risco de contágio de Covid-19.

Agora, a farmacêutica recebeu autorização da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina para conduzir um teste clínico no país vizinho, também entre profissionais de saúde.

Ele será um teste do tipo duplo-cego, com uso de placebo em um grupo e da vacina em outro, para avaliar a eficácia da vacina Ruti na prevenção da infecção e redução da mortalidade por Covid-19 em profissionais de saúde. Sua duração será de nove meses.

Essa vacina se baseia na chamada “imunidade inata treinada”. Isso significa que ela estimula a imunidade do corpo e lhe faz desenvolver a “memória” para gerar uma resposta melhor e mais rápida à exposição ao vírus.

Com informações da agência Efe