Mourão mente sobre Coronavac e embasa sermão de pastor bolsonarista: "Nenhum país comprou"

Vice-presidente ignora que ao menos outros três países, além da própria China, realizam testes com o medicamento e ao menos um, a Indonésia, já planeja começar a vacinar a população. Tese foi usada por pastor Davi Goes para propagar que vacina causa câncer e "até HIV"

Escrito en CORONAVÍRUS el

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) mentiu durante entrevista a jornalista na manhã desta segunda-feira (14) ao responder negativamente a uma indagação feita por ele mesmo sobre a Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que no Brasil está sendo produzida em parceria com o Instituto Butantan.

"Quem comprou a Coronavac? Nenhum país comprou a Coronavac. Está todo mundo comprando Pfizer ou outras aí", disse, citando a vacina que está sendo produzida pela farmacêutica dos EUA.

https://twitter.com/CNNBrasil/status/1338492690292494339

Mourão, no entanto, ignora que pelo menos outros três países, além do Brasil - por meio do governo de São Paulo, comandado pelo "inimigo" João Doria (PSDB) - e da própria China, realizam testes com o medicamento e ao menos um, a Indonésia, já planeja começar a vacinar a população.

A Indonésia recebeu no último dia 6, o primeiro lote da CoronaVac, com 1,2 milhão de doses. A vacina foi testada no país. O governo indonésio espera outra remessa, com mais 1,8 milhão, no início de janeiro.

A vacinação começará em dezembro, de forma gratuita, e serão priorizados os profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia, como profissionais de saúde, policiais, militares e funcionários públicos.

O ministério da Saúde turco fechou um acordo com a Sinovac para o fornecimento de 50 milhões de doses, para atender parte dos 83 milhões de habitantes.

A vacina ainda não foi oficialmente aprovada no país, mas, segundo o governo turco, será concedida uma autorização de uso antecipada se os laboratórios do país confirmarem que a CoronaVac é segura.

O Chile também fechou um acordo para fornecimento de 20 milhões de doses da vacina pelo laboratório chinês. Atualmente, o Instituto de Saúde Pública, equivalente chileno à Anvisa, já avalia um pedido de uso emergencial da vacina da Pfizer, com quem o governo chileno fechou um acordo para o fornecimento de 10 milhões de doses.

Na China, a vacina da Sinovac ainda não foi oficialmente registrada, mas já está sendo aplicada, em regime de uso emergencial. Estão sendo imunizados funcionários do governo chinês, como profissionais de saúde e equipes que trabalham nas fronteiras.

Pastor
Nesta segunda-feira (14), um sermão do pastor Davi Goes, líder do Ministério Canaã, em Fortaleza, Ceará, viralizou nas redes. Na sua fala, Goes defende o mesmo posicionamento de Mourão e cria uma teoria da conspiração, dizendo que a vacina CoronaVac vai atingir o DNA de quem tomar, transmitindo câncer e até HIV.

O pastor defende o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) e diz que “no mundo não tem uma nação comprando vacina da China, que tá comprando? São Paulo. O governador de São Paulo”, e exalta: “você concordando comigo ou não, tem um presidente doido ai dizendo que no Brasil não vai ser obrigado ninguém tomar, porque se fosse outro dizia que vai todo mundo tomar. Já que tá vindo a vacina, não me obrigue a tomar, eu tomo se eu quiser, porque eu não tenho coragem de tomar uma vacina que vem da China, o país de origem do vírus, é loucura”.