"Há quatro falecidos no mesmo hospital que nós não sabemos se foi pelo coronavírus", diz David Uip

Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Uip disse ainda que não tem dados sobre pacientes em estado grave porque o governo “não tem controle” sobre a rede privada. "Infelizmente os óbitos são esperados”

David Uip em coletiva ao lado de João Dória (Divulgação/Governo de São Paulo)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A confirmação da primeira morte pelo coronavírus em São Paulo pelo infectologista David Uip, que coordena o combate ao coronavírus no estado de São Paulo, coloca dúvidas na capacidade do governo João Dória e Jair Bolsonaro no controle da doença na maior cidade do país - que se tornou o principal pólo propagador do Covid-19.

Ao responder sobre a morte do homem de 62 anos, que estava no grupo de risco com diabetes e hipertensão, David Uip disse que há "quatro falecidos no mesmo hospital que nós não sabemos se foi pelo coronavírus". A Fórum obteve informações que ao menos uma dessas pessoas - uma mulher de 76 anos - teve morte decorrente do coronavírus. A divulgação deve acontecer em breve.

Leia também: Espanha “estatiza” hospitais particulares para conter coronavírus

Na entrevista, o infectologista disse ainda não ter dados sobre pacientes em estado grave por conta de coronavírus porque o governo do estado “não tem controle” sobre a rede privada.

“É difícil controlar o estado de saúde dos pacientes infectados com coronavírus porque boa parte deles está internada em hospitais privados”, disse.

De acordo com Uip, o homem de 62 anos que morreu começou a sentir os sintomas da doença no dia 10 de março. Foi internado quatro dias depois e faleceu na última segunda-feira.

“Infelizmente os óbitos são esperados”, disse David Uip. “Precisamos reforças as medidas de prevenção”, alertou.