Austrália impõe medidas para evitar que coronavírus contagie povos aborígenes

O país tem 785 casos confirmados até o momento, incluindo os de Tom Hanks e sua esposa, que foram diagnosticados e curados em um hospital de Gold Coast

Tribo aborígene australiana (foto: HispanTV)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governo da Austrália decretou nesta sexta-feira (20), o fechamento de todos os acessos às comunidades indígenas que vivem no interior do país. A medida visa impedir que o coronavírus chegue até essa população, que poderia ser dizimada pela doença.

Em entrevista à imprensa local, o primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que “os governos dos estados e territórios indicarão áreas de comunidades aborígenes que deverão ser resguardadas, e estará impedida qualquer entrada ou saída de pessoas de fora da localidade, a exceção dos serviços de emergência”.

As autoridades australianas trabalham para evitar uma tragédia, já que os aborígenes têm difícil acesso às instalações médicas e também contam com pouca estrutura para tratar de uma doença desse tipo dentro de sua comunidade.

Até o momento, a Austrália já registra 785 casos confirmados de coronavírus, incluindo o casal de atores estadunidenses Tom Hanks e Rita Wilson, que já recebeu alta médica.

A grande maioria dos casos australianos está nas grandes cidades do país. Sidney é a que tem o maior número de casos, além de 5 das 6 mortes ocorridas no país até agora.