Brasileiros são hostilizados na Índia: "corona!, corona!"

Locais culpam estrangeiros pela entrada do coronavírus no país

Mulheres na Índia carregando cartazes sobre cuidados para evitar o coronavírus (Foto: Times of India)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Brasileiros que estão na Índia relatam que têm sido hostilizados pela população local, que os associa à proliferação do coronavírus. As informações são do portal Terra.

A publicação conversou com dois brasileiros na Índia, que não quiseram se identificar. Eles aguardam um voo organizado pelo governo brasileiro, que sairá de Nova Délhi, na terça-feira (14).

“Corona!, corona! Tenho de ouvir isso nas poucas vezes que saio para ir ao mercado ou a uma farmácia, algumas pessoas nos olham enraivecidas”, contou um homem de 26 anos, que está em uma cidade no norte do país. Ele vai viajar cinco horas de carro até a capital indiana.

“Nos associam à pandemia e isso nos atemoriza. Para um contingente numeroso deles, fomos nós que trouxemos o coronavírus”, conta.

A reportagem também conversou com uma professora universitária de 34 anos, que está no Estado de Goa. Ela relata cobrir o corpo inteiro para ir ao mercado sem ter sua cidadania identificada, por sugestão do proprietário do hotel em que está hospedada.

“Por enquanto, o número de mortos pela covid-19 aqui na Índia é pequeno. Mas, deve aumentar. Com isso, nossos amigos daqui nos alertam, vai crescer a onda de xenofobia. Por isso, não vejo a hora de ir”, disse a professora, que também está no voo da próxima terça. Ela mora em São Paulo e viajou a trabalho, no início de março.

A reportagem ainda apresenta uma denúncia de hostilidades no Nepal, que faz fronteira com a Índia. Um jovem de 29 anos, parte de um grupo de turistas brasileiros que acabou retido lá, confirma situação semelhante.

“O tratamento passou a ser diferente nas últimas semanas. Com má vontade quando nos atendem. Estão com a convicção de que somos os responsáveis pela disseminação do vírus”, disse. O grupo também se organiza para retornar.

Temas