Mulher oferece gotinhas milagrosas contra o coronavírus e é presa no litoral de São Paulo

Ela se apresentava como neuropsicopedagoga, profissão que não é regulamentada

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Por Folha Santista

Ana Paula Ramos Paiva Sanches, de 50 anos, aproveitou a pandemia do coronavírus e ofereceu gotinhas milagrosas para imunização da doença. Resultado: foi presa sob acusação de curandeirismo. O caso aconteceu nesta segunda-feira, na Avenida Prefeito Raphael Vitiello, no Morro do Macaco Molhado, em Guarujá.

Ana Paula, na noite de domingo, havia divulgado um vídeo em redes sociais anunciando que estaria nesta segunda no Morro do Macaco Molhado (veja o vídeo abaixo) para imunizar as pessoas do local. “É uma medicina alternativa. Vamos imunizar as pessoas, sem efeito colateral. Isso não quer dizer que eu ou você não podemos pegar uma virose, ou seja, uma gripe, mas estaremos fortalecidos. Para possamos enfrentar todos os vírus com mais resistência. Já tive algumas pessoas retornando e perguntando. Não vou furar ninguém. São somente gotas. São três gotinhas para adultos, crianças, uma e idosos quatro. Boa noite”.

A aglomeração de pessoas, nesta segunda, chamou a atenção e a Polícia Militar foi acionada. No local, no salão do Mercadinho Pit Stop, que tem ligação com a família do candidato a vereador Pedrão, estavam Ana Paula e outra mulher, que seria sua assistente. Elas cadastravam e mediam a pressão das pessoas. Populares garantiram que elas prometiam imunização contra o coronavírus. Ana Paula se identificou como neuropsicopedagoga, que é uma profissão, segundo a Polícia, não regulamentada. As acusadas garantiram que o cadastro seria enviado para Secretaria de Saúde de Guarujá.

A acusada garantiu ainda que o trabalho era voluntário, que atua dessa maneira em diversos hospitais, e que segue as normas apresentadas pela Organização Mundial de Saúde, como o uso de máscaras, luvas e álcool em gel e distanciamento das pessoas. Ela disse que alertava a população carente sobre os perigos e aliviava de imediato quem tinha hipertensão e imunizava por meio da homeopatia.

Com a presença dos policiais, Ana Paula ficou muito agitada e disse que estava oferecendo atendimento de graça e homeopatia para as pessoas. Foram apreendidos vários frascos de florais e homeopatia. Ela disse que seus remédios imunizavam mais do vitaminas.

Ana Paula foi levada para a delegacia-sede de Guarujá e liberada depois da presença de um advogado. Ela foi indiciada por curandeirismo, por aplicar substâncias, ainda que gratuitas, nas pessoas. A Polícia ainda vai investigar a origem dos florais e remédios apreendidos.

Temas