OMS alerta para aumento de casos graves e mortes entre doentes mais jovens

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada vez mais pessoas nas faixas dos 30, 40 e 50 anos entram nos cuidados intensivos e morrem

Foto: China Daily
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (3) para um perigoso aumento dos casos de pessoas mais novas doentes com a covid-19. Tratam-se de casos graves, em que os pacientes acabam necessitando de internação em cuidados intensivos e morrem. 

“Há cada vez mais pessoas dos grupos etários mais jovens, nas faixas dos 30, 40 ou 50 anos, que estão nos cuidados intensivos e que estão a morrer”, afirmou Maria Van Kerkhove, diretora do programa de emergências sanitárias da OMS. 

A entidade ainda não explicação para essa tendência no padrão da doença causada pelo coronavírus.

“Ainda falta algum tempo até entendermos como é a mortalidade nos diferentes países”, afirmou, considerando que é “difícil e enganador” comparar taxas de mortalidade entre países em fases diferentes da doença.

Van Kerkhove destaca, porém, que isso não significa uma mudança no padrão da doença. A covid-19 continua a afetar mais gravemente as pessoas com mais idade e problemas prévios.