Depois de mais de dois meses, Papa Francisco reabre Basílica de São Pedro

Francisco rezou missa para comemorar o centenário de João Paulo 2º. A reabertura das igrejas no Vaticano estão sendo feitas com medidas protetivas contra o coronavírus

Papa Francisco em missa na Basília de São Pedro (Reprodução/Facebook)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Basílica de São Pedro no Vaticano, fechada desde 10 de março, reabriu ao público nesta segunda-feira (18), com medidas de precaução por causa da pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.

A reabertura foi feita pelo Papa Francisco, que rezou missa para comemorar o centésimo aniversário de nascimento de João Paulo 2º.

No Twitter, Francisco comemorou o centenário de João Paulo - "nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto com a misericórdia" - lembrando frase do antecessor.

"Hoje recordamos a grande fé e o exemplo de #SãoJoãoPauloII; sentimos ecoar o seu apelo para escancarar as portas a Cristo, a não ter medo. Caminhemos felizes pelas estradas do mundo, seguindo as pegadas dos gigantes que nos precederam: nunca estamos sozinhos!", tuitou Francisco.

https://twitter.com/Pontifex_pt/status/1262329584063840256

Medidas preventivas
A reabertura, no entanto, conta com medidas de contenção para evitar o contágio da Covid-19.

Na sexta-feira (15), a Basílica de São Pedro passou por um processo de higienização e o Vaticano determinou um novo protocolo de medidas sanitárias para a realização de missas na Itália.

Fiéis terão que usar máscaras e manter distanciamento de 1,5 metro. Padres podem rezar as missas sem máscaras, mas deverão usá-las, assim como luvas, ao distribuírem as hóstias da comunhão, que serão entregues nas mãos dos fiéis e não mais na boca.

Temas