Nova Zelândia anuncia que último paciente está curado e se declara livre do coronavírus

Notícia reforça efetividade das medidas de isolamento, que foram rigorosas nesse país. Autoridades classificaram como “dia histórico” e a primeira-ministra Jacinda Ardern afirmou que chegou a “dançar de alegria” quando foi informada

Jacinda Ardern (foto: Contragolpe.org)
Escrito en CORONAVÍRUS el

“Agora, existem 0 casos ativos na Nova Zelândia. Obrigado por ficar em casa, evitando riscos e apoiando aqueles que estão combatendo o vírus”. Com estas frases, publicadas nas contas oficiais do governo nas redes sociais, a Nova Zelândia informou que o último paciente com covid-19 foi curado, nesta segunda-feira (8).

Com isso, o país da Oceania passa a ser o primeiro no mundo a se declarar livre do coronavírus – embora muitos tenham reduzido significativamente seus números, como China, Cuba (que sempre manteve seus números em baixas quantidades), Itália e Espanha, é a primeira vez que um país consegue chegar à marca de 0 casos.

A vitória da Nova Zelândia contra a pandemia também reitera a efetividade das medidas de isolamento como solução para enfrentar o coronavírus, já que o segredo da conquista neozelandesa foi o rigoroso sistema de “lockdown” decretado rapidamente pela primeira-ministra Jacinda Ardern, que se tornou uma das novas estrelas da geopolítica internacional graças à forma como lidou com o tema.

Ao comentar a notícia, Ardern confessou que chegou a “dançar de alegria” quando foi informada por seus assessores. Mesmo assim, também afirmou que o país deverá manter suas fronteiras externas fechadas durantes as próximas semanas, justamente para não permitir que o vírus retorne ao país.

Com uma população de pouco mais de 5 milhões, a Nova Zelândia registrou um total de 1,2 mil casos de covid-19 durante três meses, e apenas 22 mortes. O país está a 17 sem identificar um novo caso da doença, razão pela qual os especialistas acreditam que é pouco provável que ainda possa surgir um novo caso de contágio interno.