Em alusão a Brasil e EUA, OMS pede que países “levem a sério a luta contra o coronavírus”

Em entrevista, o secretário-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, não citou casos específicos, mas afirmou que “muitos países estão indo na direção errada”, ao se referir aos que mostram piores resultados

Donald Trump e Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em entrevista realizada nesta terça-feira (14), o secretário-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o último relatório sobre a pandemia do novo coronavírus mostrou um crescimento no número de contágios nas últimas semanas.

Além disso, Ghebreyesus afirmou que a situação pode piorar “se os países não levarem a séria a luta contra a doença, por isso peço que o façam”.

O secretário-geral não citou casos específicos, mas afirmou que “muitos países estão indo na direção errada”, ao se referir aos que mostram piores resultados no combate à pandemia, e o Brasil claramente é um deles.

Atualmente, o Brasil é o segundo do mundo com maior registro de contágios (1,9 milhão) e mortes (75 mil), ficando atrás apenas dos Estados Unidos (que tem 3,4 milhões de infectados e 137 mil óbitos).

Os governos de ambos os países, liderados respectivamente por Jair Bolsonaro e Donald Trump, vêm sofrendo fortes críticas internas e externas por suas erráticas reações diante da pandemia. Entre outras coisas, pelas posturas de ambos os presidentes, que se caracterizam por desafiar as recomendações da comunidade científica, criticando as medidas de isolamento e apostando em curas milagrosas.

Além disso, o governo de Trump também iniciou uma campanha contra a OMS, chegando a fazer com que seu país se desligasse da organização – medida que também já foi cogitada por Bolsonaro.