Convênios têm que cobrir testes sorológicos para coronavírus, decide ANS

Decisão foi da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada nesta quinta-feira

Foto: Reprodução TV Globo
Escrito en CORONAVÍRUS el

De acordo com decisão da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizada nesta quinta-feira (13), os planos de saúde têm de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus.

O teste detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

A ANS derrubou na Justiça decisão liminar que obrigava os planos a oferecerem os testes. Na ocasião, a agência argumentou que não é possível fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas.

Os planos de saúde, no entanto, continuaram obrigados a fornecer o exame de Covid-19 até que sua Diretoria Colegiada decidisse que medidas devem ser tomadas, o que ocorreu nesta quinta-feira.

Segundo a agência, a avaliação técnica sobre a inclusão dos testes sorológicos no rol de coberturas obrigatórias estava em curso antes mesmo da obrigatoriedade.

O teste é criticado por parte dos especialistas, pois coletas realizadas antes do período recomendado – ou muito depois – podem causar diagnósticos de falso negativo. Até a decisão de hoje, a cobertura era obrigatória nos planos da categoria ambulatorial, hospitalar e referência.

Com informações do G1