Centrais sindicais fecham acordo com Venezuela para manutenção de ajuda humanitária a Manaus

“Estamos mostrando como se faz a diplomacia dos trabalhadores”, afirmam os sindicalistas; país vizinho irá fornecer 80 mil litros de oxigênio por semana

Caminhões com oxigênio saindo da siderúrgica venezuelana | Foto: Siderúrgica del Orinoco Alfredo Maneiro
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Fórum das Centrais Sindicais, conformado por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB e NCST, anunciou nesta quarta-feira (20) um acordo com o governo da Venezuela para garantir a continuidade da ajuda humanitária do país vizinho para Manaus. A capital do Amazonas vive um colapso no sistema de saúde e convive com a falta de oxigênio para tratar seus pacientes.

No acordo, o país governado por Nicolás Maduro se dispõe a oferecer 80 mil litros de oxigênio hospitalar por semana ao município. As centrais ficam responsáveis pela logística (transporte e distribuição do produto).

“Estamos mostrando como se faz a diplomacia dos trabalhadores”, afirmam os presidentes das centrais em documento divulgado pelo Fórum. Os dirigentes sindicais ainda agradeceram e destacaram a importância desse acordo, que salvará vidas ante “um governo brasileiro genocida, incompetente, negacionista e omisso”.

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, lamentou "que o Brasil enfrente um boicote do seu próprio presidente da República". "Nós sabemos bem o que é sofrer um boicote, mas aqui na Venezuela temos governo, temos um presidente que governa para o povo e pelo povo”, disse.

O presidente da CSB, Antonio Neto, disse à Fórum que o acordo mostra que as centrais estão ao lado do povo. "A situação em Manaus é um reflexo da incompetência genocida do Governo Bolsonaro, um governo a serviço da morte. As Centrais Sindicais mais uma vez estão ao lado dos trabalhadores e do povo mais vulnerável, por isso nos somamos à ajuda humanitária ao povo manauara", afirmou.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, considerou o passo como uma "conquista do movimento sindical, da classe trabalhadora". "Mostra que sabemos agir frente a esse governo criminoso, para salvar vidas, com solidariedade entre países latino-americanos", escreveu no Twitter.

Ao menos 51 pessoas morreram por falta de oxigênio no Amazonas. segundo dados informados ao Ministério Público, foram 23 mortes no interior e 28 em Manaus.

https://twitter.com/CutNobre/status/1351968429918593031