Prefeito de Porto Velho diz que cidade está próxima de viver "tragédia humanitária" e cita Manaus

"Se precisar de leito de internação, provavelmente não vai conseguir", afirmou Hildon Chaves (PSDB), ao anunciar o colapso no sistema de saúde

Hildon Chaves | Foto: Superintendência Municipal de Comunicação de Porto Velho
Escrito en CORONAVÍRUS el

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), revelou neste sábado (23) que o sistema de saúde da capital de Rondônia entrou em colapso em razão da segunda onda da pandemia do novo coronavírus. Chaves comanda a cidade desde de 2017 e foi reeleito no pleito de 2020.

"Hoje, todo mundo está acompanhando o que está acontecendo em Manaus. Estamos muito perto de viver aqui, na nossa cidade, de Porto Velho, e no nosso estado de Rondônia, uma tragédia humanitária", declarou o prefeito durante coletiva de imprensa.

A entrevista foi convocada pela Prefeitura para anunciar que o sistema de saúde entrou em colapso. A rede municipal de saúde não tem mais leitos.

O gestor municipal culpou as festas de fim de ano pela situação. "Após as festas de fim de ano, os casos começaram a aumentar consideravelmente, aonde chegamos a ponto de não termos mais leitos para as pessoas doentes com a Covid-19”, afirmou Chaves.

“Qualquer um aqui presente, se precisar de leito de internação, provavelmente não vai conseguir ser internado e, dependendo da gravidade, poderá sim vir a óbito”, disse ainda.

Após o colapso de Manaus, que chegou a ficar sem oxigênio para atender seus pacientes e registou ao menos 51 mortes em decorrência disso, outras cidades do Amazonas e do Pará passaram pelo mesmo drama.

Com informações do Estado de S. Paulo e da Prefeitura de Porto Velho