Kit Covid: Após Prevent Senior, Cremesp investiga plano de saúde Hapvida

Médicos do plano São Francisco Saúde, pertencente ao Hapvida, declararam ser obrigados a prescrever medicamentos como cloroquina para pacientes com coronavírus

Foto: Reprodução/EPTV
Escrito en CORONAVÍRUS el

Após o escândalo envolvendo a operadora Prevent Senior, alvo de apurações por uma série de irregularidades durante a pandemia do coronavírus, agora outro plano de saúde é alvo de investigações. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) investiga denúncias contra o Hapvida, no que se refere ao tratamento da Covid-19, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, médicos do plano São Francisco Saúde, pertencente ao Hapvida, declararam ser obrigados a prescrever medicamentos do chamado Kit Covid, como cloroquina, para pacientes com coronavírus.

O Cremesp divulgou que “está investigando o caso e as investigações tramitam sob sigilo determinado por lei”.

Antecedentes

Não é a primeira vez que a Hapvida se envolve em polêmicas. Recentemente, reportagem da Folha apresentou mensagens internas da operadora nas quais gestores mandavam médicos usarem o exame de tipo sorológico e não o RT-PCR, mais recomendado para o diagnóstico da Covid-19.

Em maio de 2020, foi noticiado que a operadora demitiu um médico e ameaçou fazer o mesmo com os profissionais que não adotassem a hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com suspeita de Covid-19.