Reino Unido aprova remédio da Pfizer contra a Covid

O medicamento desenvolvido pela Pfizer contra a Covid teve aprovação nos Estados Unidos e na Europa em dezembro

Paxlovid | Divulgação/PfizerCréditos: Divulgação/Pfizer
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Agência Reguladora de Produtos de Saúde e Medicamentos do Reino Unido (MHRA) aprovou nesta sexta-feira (31) o uso de uma pílula desenvolvida pela Pfizer para o tratamento da Covid-19.

O remédio antiviral, chamado Paxlovid, é de uso oral e tem como objetivo bloquear uma enzima usada pelo Sars-Cov-2 para se replicar no corpo humano.

Segundo a Pfizer, o medicamento reduz em 89% o risco de internação ou hospitalização. A MHRA recomenda que o remédio seja utilizado o mais cedo possível, até o 5º dia de sintomas.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou o Paxlovid no dia 16 de dezembro. Já a FDA, dos Estados Unidos, aprovou o uso do medicamento no dia 22 de dezembro. Em Israel, a aprovação veio no dia 29 de dezembro.

“O Reino Unido tem sido um líder mundial na descoberta e implementação de tratamentos da covid-19. Isso é ainda mais evidente pelo fato de a MHRA ser uma das primeiras [agências] no mundo a aprovar este antiviral”, disse o Secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, ao comentar sobre a liberação da droga.

Em novembro, a MHRA aprovou o uso do Molnupiravir, da MSD. As duas farmacêuticas disputam o mercado com seus antivirais.