Manifestantes interditam Marginal Tietê contra medidas restritivas em São Paulo

Caminhoneiros usaram os veículos e faixas para fechar as vias. Governo diz que 'não há hipótese de não ter fase vermelha'

Reprodução/G1
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um grupo de caminhoneiros realizou um protesto nesta sexta-feira (5) contra a decisão do governo de São Paulo de colocar o estado na fase vermelha do plano de contenção do coronavírus. A manifestação interditou a Marginal Tietê, no sentido da Rodovia Ayrton Senna.

Segundo informações do G1, as pistas expressa, central e local chegaram a ficar totalmente interditadas. Por volta das 9h, uma faixa de cada via estava liberada para a passagem de carros de passeio e motociclistas, mas o ato continuou.

Na fase vermelha, apenas serviços essenciais são permitidos. Além de padarias, mercados e farmácias, a fase vermelha autoriza a abertura de igrejas, além das escolas. As duas atividades foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

Em resposta ao protesto dos caminhoneiros, a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, disse que o governo não irá negociar flexibilizações ou mudanças nas medidas restritivas no estado.

“Não há hipótese de não ter fase vermelha. (...) Nós tivemos o maior aumento de internações em leitos de UTI Covid desde o início da pandemia e não é somente de idosos, é de jovens, de adultos. Todos estão adoecendo e nós não teremos leitos para a população se nós não fizermos a nossa parte”, afirmou a secretária em entrevista ao Bom Dia São Paulo.