Brasil ultrapassa 350 mil mortes por Covid diante da expectativa por CPI da Pandemia

Neste sábado, o presidente Bolsonaro voltou a provocar aglomeração e a atacar o isolamento

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apontam que o Brasil ultrapassou neste sábado (10) a triste marca de mais de 305 mil mortes provocadas pela pandemia de Covid-19. O registro acontece em meio à possibilidade de responsabilização do presidente Jair Bolsonaro pelas omissões cometidas durante o período.

Segundo o Conass, o país registrou 2.616 vítimas fatais na última 24h, com uma média móvel de 3.020 mortes diárias na última semana. Com isso, os dados oficiais já dimensionam a tragédia em 351.334 óbitos. O número deve ser ainda maior por conta da subnotificação. Já são 13,4 milhões de infectados.

Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro mais uma vez desrespeitou normas de segurança sanitária, provocou aglomerações e atacou governadores que adotam medidas de isolamento social. Sem assumir as responsabilidades inerentes ao cargo, acusou o lockdown de aumentar a fome no Brasil.

“Essa política de fechamento é para sufocar a economia e desgraçar o Brasil de vez. Se ficar em casa o dia todo, vai acabar morrendo de fome", disse o presidente, que interrompeu e reduziu o auxílio emergencial.

Nos últimos dias, ganhou força a possibilidade de instalação de uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que teria como objetivo investigar a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia que já deixou mais de 340 mil mortes.

Na quinta-feira, o ministro Luis Roberto Barroso concedeu liminar determinando a instalação da CPI. O tema será julgado no plenário na próxima quarta.

O país atingiu as 300 mil mortes no dia 24 de março, há apenas 17 dias.