Prefeitura de São Paulo vai atrás das 81 mil pessoas que não voltaram pra tomar segunda dose da vacina

A secretaria aponta que podem existir diversas razões para isso, como a mudança de endereço, espera de um acompanhante para comparecer ao local de vacinação ou esquecimento

Vacina Oxford Astrazeneca Coronavírus para Covid. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Escrito en CORONAVÍRUS el

A prefeitura de São Paulo vai atrás das 81 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, mas não foram receber a segunda dose, necessária para completar a imunização, no prazo estipulado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades básicas de saúde e os agentes comunitários de saúde de cada região vão entrar em contato para saber os motivos do atraso. A secretaria aponta que podem existir diversas razões para isso, como a mudança de endereço, espera de um acompanhante para comparecer ao local de vacinação ou esquecimento.

De acordo com a secretaria, o sistema VaciVida já faz a comunicação via celular quando é a hora de tomar a segunda dose da vacina. Até o momento, na capital paulista, foram aplicadas 2,8 milhões de doses da vacina, sendo 984 mil da segunda dose.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirma que 270,8 mil pessoas não foram tomar a segunda dose do imunizante. No caso da vacina do Instituto Butantan (CoronaVac), o retorno para segunda dose deve ser feito em até 28 dias. Os que tomaram a Astrazeneca devem receber a segunda dose em até 12 semanas.

Em todo o estado de São Paulo foram aplicadas mais de 10 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo 3,4 milhões da segunda dose.

Com informações da Veja