Edinho Silva prepara novo lockdown para frear aumento de casos de Covid em Araraquara

"Terceira onda virá e será violenta", diz o prefeito do PT. Cidade voltará a fechar se taxa de contaminação subir para 30%

Lockdown em Araraquara | Foto: Tetê Viviani
Escrito en CORONAVÍRUS el

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), baixou um decreto na quinta-feira (20) determinando um possível novo lockdown na cidade caso o número de infectados volte a crescer. A medida é uma resposta ao alerta de especialistas para uma terceira onda da Covid-19 ainda mais agressiva no estado de São Paulo.

“A terceira onda virá, e será violenta”, afirmou o prefeito, em referência ao aumento de contaminações no estado. O comentário foi feito em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Segundo o decreto, as atividades econômicas voltarão a fechar se a taxa de positividade de exames para detectar a Covid-19 chegue a 30%, entre sintomáticos, por três dias seguidos ou por cinco dias alternados, ou que alcance 20% dos testes gerais feitos no município.

Com o aumento de casos, a ocupação de leitos de UTIs na cidade hoje se aproxima de 94%. O prefeito, portanto, prevê uma nova situação dramática caso a população não siga protocolos rígidos para evitar a contaminação.

Em março, Edinho Silva determinou lockdown no município para conter a segunda onda da Covid-19, fechando até postos de gasolina e supermercados. O número de casos e de mortes despencou e a cidade virou referência na pandemia.