IFA aguardado pela Fiocruz para a produção de vacinas chega ao Brasil

Desde os ataques de Bolsonaro à China, o Brasil estava sem receber o insumo

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

Dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a produção da vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz) chegaram ao Brasil na tarde deste sábado (22). Desde os ataques do presidente Jair Bolsonaro à China no dia 5 de maio, o país estava sem receber novas remessas de IFA do país asiático. Nos últimos dias, o governo mudou o tom.

"Insumos do exterior para a produção de 12 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz desembarcaram neste sábado (22), às 17h54, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde seguem em direção às instalações da Fiocruz, na capital fluminense", diz nota publicada pelo Ministério da Saúde no Twitter.

Desde os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no dia 5 de maio, o Brasil estava sem receber novos lotes de IFA. Informações do Jornal Nacional apontam que a embaixada cobrou manifestação pública em apoio ao governo chinês para colaborar com as negociações.

Em razão da falta do insumo, a Fiocruz anunciou a paralisação da produção de doses no dia 14 de maio.

O Instituto Butantan, que paralisou a produção no dia 14, só deve receber remessas do IFA da Coronavac na próxima terça-feira (25), segundo o ministério da Saúde. A expectativa do governo de São Paulo é mais pessimista: apenas no dia 26.

https://twitter.com/minsaude/status/1396216401162014723