Randolfe desmente Teich sobre reunião do governo que debateu uso da cloroquina

Ex-ministro tinha dito que nunca participou de encontro específico sobre o tema, mas o vice-presidente da CPI do Genocídio rebateu, divulgando agenda de Teich, que apontava reunião em 23 de abril de 2020

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en CORONAVÍRUS el

O vice-presidente da CPI do Genocídio, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), desmentiu o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, durante depoimento nesta quarta-feira (5).

Questionado se participou de alguma reunião específica sobre o uso de cloroquina no combate à Covid-19, o médico disse que não.

Em seguida, Randolfe pediu a palavra e disse: “No dia 23 de abril de 2020, sua agenda marcou uma reunião no terceiro andar do Palácio do Planalto, que contaria com o presidente Bolsonaro, ministros, incluindo o senhor, além de deputados da base do governo. O senhor confirma?”, indagou o senador.

Teich tentou minimizar a questão. “Nesse dia o CFM (Conselho Federal de Medicina) apresentou estudos sobre a eficiência da cloroquina no combate à Covid. Não foi específica para discutir a cloroquina. O CFM, essencialmente, apresentou um documento que recomenda o uso de cloroquina”.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não se contentou com a resposta do ex-ministro e o pressionou a transmitir mais detalhes sobre a reunião. Teich, no entanto, fugiu do assunto.

Falta de memória

Antes disso, Calheiros já havia se irritado com o ex-ministro da Saúde, que chegou a justificar, em um trecho do seu depoimento, falta de memória para não responder algumas questões formuladas pelos senadores.

“Eu fui ministro no século passado e lembro de tudo”, disse o senador, em tom de desabafo.