Após aumento de casos de Covid-19, Araraquara decreta novo lockdown

Ao anunciar a medida, que passa a valer a partir de domingo, dia 20, o prefeito Edinho Silva criticou a "partidarização da pandemia". "Não é momento de partidarizar mortes, caixões, a dor das famílias. Ninguém vai ganhar nada com isso"

Araraquara em lockdown (Reprodução/ACidadeon)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Diante do aumento do número de casos de contaminação de Covid-19 no município, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), decretou novo lockdown a partir deste domingo (20). A decisão foi tomada após três dias consecutivos de alerta máximo na testagem geral, com positivação acima de 20% de todos os pacientes testados.

"Ouvindo os pesquisadores, os cientistas, nós precisamos mais uma vez - e eu acredito pela última vez - adotar medidas restritivas", disse Edinho em live nesta quinta-feira (18).

A partir de domingo, só será permitido sair de casa e circular pela cidade em situações de urgência ou emergência ou para trabalhar ou utilizar um serviço que estiver funcionando normalmente. O transporte público também será suspenso durante os dias de vigência do decreto.

Supermercados, hipermercados, açougues, padarias, cerealistas, comércio de hortifruti e similares deverão permanecer fechados das 12h deste domingo às 5h59 de quarta-feira (23). A partir das 6h da quarta-feira, o atendimento presencial pode ser retomado das 6h às 20h, seguindo as regras sanitárias de prevenção da Covid-19.

A entrada de pessoas não residentes em Araraquara somente será admitida mediante passagem por barreira sanitária, na qual deverão apresentar laudo de teste negativo para a Covid-19, emitido em prazo inferior a 48 horas, ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose.

Na live, Edinho criticou a "partidarização da pandemia", que tem levado pessoas a furarem as medidas de propagação da doença.

"Não podemos aceitar a disputa partidária diante da pandemia, porque estamos diante de um fato. A pandemia se caracteriza porque é uma doença mundial. Não adiante nós acharmos que é na disputa partidária que vamos encontrar saídas nesse momento. Ao contrário. Todos os países do mundo que tem conseguido enfrentar a pandemia foi com a união de todos. Não é momento de partidarizar mortes, caixões, a dor das famílias. Ninguém vai ganhar nada com isso", afirmou.

Assista à live

https://youtu.be/AwkVRnH8Wxw