Advogada bolsonarista é multada sem máscara e ofende GCM: “trabalho sujo, indigno, imoral”

Ela alega que eles estariam multando uma "cidadã de bem", e pede que o vídeo viralize. Banhistas que passavam pelo local pediram para que ela colocasse a máscara

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

A advogada bolsonarista Celeste Gouvea foi flagrada em vídeo, no último sábado (5), ofendendo guardas civis municipais de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multada enquanto andava sem máscaras pela faixa da areia.

A advogada, que mora nos EUA, mas está há seis meses em Santos, se negou a assinar a multa. Um vídeo mostra o momento em que ela diz que o trabalho realizado pela GCM durante a fiscalização é "sujo". Ela também filmava os agentes durante a abordagem.

Foto do perfil de Celeste Gouvea no Facebook

"[A GCM] está fazendo um trabalho sujo, indigno, imoral, inconstitucional, ilegal e repudiante. A gente tem que repudiar isso", diz a mulher.

Ela alega que eles estariam multando uma "cidadã de bem", e pede que o vídeo viralize. Banhistas que passavam pelo local pediram para que ela colocasse a máscara. No vídeo, é possível ver o momento em que um outro critica a postura da moradora, e diz que ela "quer aparecer".

A mulher divulgou um outro vídeo nas próprias redes sociais, em que aparece criticando a GCM. Ela gravava os guardas e questionava a multa. "Não aceitem jamais a tirania, os absurdos e a ilegalidade do estado", diz no vídeo. Ela critica o fato de, na multa, constar o endereço da avenida próxima, e não informar que ela estava na faixa de areia. Apesar da crítica, este é um protocolo seguido pela corporação.

GCM

Em nota, a Prefeitura de Santos confirmou que o caso aconteceu no último sábado. Segundo a administração, o guarda a orientou sobre a obrigatoriedade do uso correto da máscara facial. Diante da recusa, foi aplicada multa, prevista em legislação municipal, no valor de R$ 300. A GCM destaca que a multa é aplicada quando a pessoa não traz consigo a máscara e/ou se recusa a usá-la corretamente, ou seja, cobrindo o nariz e a boca.

Rodrigo Coutinho, presidente da Associação dos Guarda Civis Municipais da Baixada Santista, que divulgou o vídeo, esclarece a questão do endereço citado pela mulher. "A regra é que se coloque um endereço. Se é um local com faixa de areia, precisa colocar um endereço de referência, por isso, foi colocado um numeral, para que seja válido. É uma referência".

Coutinho ainda parabenizou a conduta dos agentes e criticou a atitude da advogada. "A associação apoia e parabeniza os GCMs envolvidos na ocorrência pelo profissionalismo e empenho, por contribuírem de forma direta na prevenção da saúde da população".

Contra a vacina

Celeste se diz contra a vacinação da covid-19 e acredita que para evitar o contágio deve fazer justamente o que estava fazendo: beber muito líquido, caminhar e tomar um pouco de sol. "Exercícios, tratamento precoce e fortalecimento da imunidade é o que previne do contágio. Uma boa alimentação e cuidar da saúde física e mental. Sou totalmente contra a vacina, e não pretendo me vacinar. Não sou cobaia, essas vacinas foram colocadas para a população em tempo recorde, acredito que ninguém ainda saiba os efeitos colaterais que podem trazer", diz.

Ela atua no ramo de imóveis nos Estados Unidos. "Nasci aqui, e tenho amigos e parentes em Santos, mas moro em Miami desde 2006, e lá, inclusive, há muito tempo a máscara deixou de ser obrigatória. Assim como a vacinação no país. Vou voltar para lá nesta quinta-feira (10), e nem quero saber de vacina. Nem cogito isso", conta Celeste.

Desembragador

O caso de Celeste Gouvea é semelhante ao do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que desacatou um guarda municipal também em Santos ao ser multado por insistir em desrespeitar o decreto que obriga a utilização de máscara em razão da pandemia de coronavírus. A cena foi gravada e viralizou nas redes sociais em julho do ano passado.

Com informações do G1 e da Tribuna