Deputada do PSOL ingressa com representação no MPE contra realização da Copa América no RJ

“Não faz sentido correr esse risco a não ser para os poucos que serão beneficiados pelos negócios e o lucro envolvidos no megaevento”, destaca Renata Souza (PSOL)

Maracanã - Foto: Reprodução/Facebook CBF
Escrito en CORONAVÍRUS el

A deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Renata Souza (PSOL), ingressou, nesta terça-feira (8), com representação no Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de tentar barrar a realização da Copa América no Rio. Para a parlamentar, os altos índices de contaminação e letalidade da Covid-19 no estado, que vive o pior momento, já justificam a inviabilidade da competição.

“O nosso principal objetivo é tentar evitar que o Rio sofra as possíveis graves consequências de um megaevento internacional, que pode favorecer que a pandemia se alastre ainda mais. Já enterramos gente demais. Precisamos proteger as nossas vidas e, nas atuais circunstâncias, a Copa América é uma ameaça evidente”, destacou Renata.

“Mesmo que os eventos ocorram sem público, ainda assim haverá uma circulação grande de pessoas oriundas de diferentes países e estados. Certamente, essa situação vai ampliar os riscos de nos depararmos com a subida da estatística de casos, internações e mortes. Não faz sentido correr esse risco a não ser para os poucos que serão beneficiados pelos negócios e o lucro envolvidos no megaevento. Essa minoria parece estar nem aí para as vidas que desse modo estarão em jogo”, acrescentou.

“Essa é uma daquelas situações exemplares de como governos podem se curvar a interesses que não têm nada a ver, de fato, com o interesse público”, completou a deputada do PSOL.

Exigências básicas

Caso não seja acolhida a demanda pelo impedimento da Copa América, Renata solicitou que sejam estabelecidas exigências básicas, como comprovante de duas doses de vacinação dos participantes e convidados, assim como uso obrigatório de álcool gel e máscaras.

Veja a íntegra da representação: