Servidora é afastada após aplicar vacina da polio no lugar da CoronaVac

Caso aconteceu em município do Rio de Janeiro, que anunciou a abertura de procedimento disciplinar para investigar a situação

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

A prefeitura de São João da Barra, município localizado no norte do Rio de Janeiro, comunicou na noite de quarta-feira (19) que afastou uma servidora que teria confundido a vacina CoronaVac, desenvolida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan contra a Covid-19, com o imunizante usado contra a poliomielite.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite no lugar da vacina Coronavac na terça-feira. Segundo a secretaria, uma servidora admitiu ter confundido os frascos e suspendeu a aplicação logo que percebeu o erro.

Um procedimento disciplinar foi aberto para investigar a situação, que aconteceu na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra.

As pessoas afetadas, com idades entre 21 e 44 anos, já foram informadas e foi feito o reagendamento da vacina da Covid para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira dose quanto para a segunda.

A Prefeitura lamentou o episódio, mas garantiu que a vacina contra a poliomielite não possui efeitos colaterais.

“A vacina aplicada de poliomielite inativada não causa nenhum malefício ao paciente adulto, inclusive é aplicada nos pacientes que vão viajar para áreas endêmicas”, disse o médico infectologista da rede municipal de saúde Renato Sodré.

O município já registra 90,5% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina. A Prefeitura informa ainda que 43,2% possuem esquema vacinal completo.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra