Uma em cada cinco cidades apresenta falta de vacinas contra Covid-19

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, com a participação de 1,5 mil prefeitos

Vacina contra a Covid 19 (Foto: Governo de SP/Divulgação)Créditos: Governo de SP/Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma em cada cinco cidades brasileiras registrou falta de vacinas contra a Covid-19 na semana passada. O anúncio foi feito no boletim da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o levantamento ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, com a participação de 1,5 mil prefeitos.

Os dados indicam que 80,9% dos municípios que participaram da pesquisa receberam doses suficientes para a imunização no período. Porém, 19,1% precisaram suspender a campanha por falta de vacinas.

Um deles é o Rio de Janeiro, que paralisou a imunização de adolescentes, neste domingo (22), por falta de doses.

Nesta segunda-feira (23) estão sendo vacinadas somente pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes.

As informações da CNM apontam, ainda, que a escassez atinge especialmente a primeira dose, o que aconteceu em 81% dos casos. Contudo, 19% das ocorrências afetou a segunda aplicação.

Avanço

Apesar dos problemas, o avanço da campanha de vacinação faz com que a maior parte das cidades brasileiras imunize, nesta etapa, a população mais jovem.

De acordo com o boletim da CNM, 57% das cidades já vacinam pessoas com idades entre 18 e 24 anos. Em 24,5% dos casos, a campanha é destinada à faixa etária dos 25 aos 29 anos, e 10% se concentram em imunizar pessoas de 30 a 34 anos. Apenas 3% das prefeituras estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos.

Com informações da CNN Brasil