Covid-19: Estado de SP antecipa calendário de vacinação em crianças; confira datas

O governo estadual espera que todas as crianças paulistas recebam a dose inicial até a primeira quinzena de fevereiro

Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, foi a primeira criança a receber a CoronaVac no país (Foto: Governo de SP/Divulgação)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (20), que antecipou as datas para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Com isso, um novo calendário de imunização para esta faixa etária foi divulgado.

A expectativa é que todas as crianças paulistas recebam a dose inicial até a primeira quinzena de fevereiro.

A medida de antecipar a vacinação para o segmento de 5 a 11 anos foi tomada depois da aprovação do uso da CoronaVac em crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos.

O imunizante do Instituto Butantan não será utilizado em crianças imunossuprimidas. Além disso, aquelas com 5 anos só poderão receber a vacina da Pfizer, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O anúncio foi feito na cerimônia simbólica, na qual o menino Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, foi a primeira criança a receber a CoronaVac no país.

No estado de São Paulo, serão imunizadas 4,3 milhões de crianças contra a Covid-19. Deste total, 850 mil são indígenas ou possuem comorbidades ou deficiências.

Veja como ficou o calendário:

20/1 a 30/1 – primeira dose para crianças de 9 a 11 anos de idade e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

31/01 a 10/02 – primeira dose para crianças de 5 a 8 anos de idade e de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

Estarão disponíveis 5,2 mil postos de vacinação do SUS e 274 escolas públicas em todo o estado. O governo projeta a aplicação de 250 mil doses em crianças por dia.

Os dois imunizantes usados em crianças possuem duas doses. O intervalo entre as aplicações da Coronavac é de 28 dias, enquanto para a Pfizer é de oito semanas.

Com informações da CNN Brasil