Niterói começa a aplicar quarta dose contra Covid em imunossuprimidos

De acordo com a prefeitura, é preciso que o intervalo entre a primeira e a quarta dose (segunda de reforço) seja de, no mínimo, quatro meses

Vacina contra a Covid 19 (Foto: Governo de SP/Divulgação)Créditos: Governo de SP/Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

A prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, deu início, nesta segunda-feira (3), à aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão.

De acordo com a prefeitura, é preciso que o intervalo entre a primeira e a quarta dose (segunda de reforço) seja de, no mínimo, quatro meses.

A imunização está disponível em sete policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com entrada até 16 horas, segundo informações do site cidadedeniteroi.com.

O município, cujo prefeito é Axel Grael (PDT), continua em repescagem para a aplicação da primeira e segunda doses da vacina. A segunda atinge, agora, o público a partir de 12 anos, com oito semanas de intervalo da primeira dose. 

A terceira dose está disponível para pessoas a partir de 18 anos com intervalo de quatro meses em relação à segunda. Para a dose de reforço/terceira dose em idosos, a partir de 60 anos, profissionais e trabalhadores da saúde, está mantido o intervalo de três meses da segunda dose.

A terceira dose também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Quais são as pessoas com alto grau de imunossupressão

De acordo com a 12ª edição do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação (PNO), pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos) têm:

Imunodeficiência primária grave; estão se submetendo à quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) - uso de drogas imunossupressoras; pessoas com HIV/AIDS; quem usa corticoides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias.

Uso de drogas modificadoras da resposta imune; quem sofre doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.