PANDEMIA

Deltacron: Ministério da Saúde confirma dois casos da nova variante do coronavírus

De acordo com a pasta, os casos registrados são de pessoas do Amapá e do Pará e que a nova cepa requer atenção

Escrito en CORONAVÍRUS el

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta terça-feira (15) o registro de dois casos da nova variante do coronavírus no Brasil, que foi batizada de Deltacron. A nova cepa foi identificada pela primeira vez na França e combina as características da Delta e da Ômicron. 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os casos registrados no Brasil são de moradores do Amapá e do Pará. "Nós monitoramos todos esses casos. Isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil", disse o ministro. 

Questionado se a confirmação da nova variante é motivo de preocupação, o ministro Queiroga declarou que a variante requer monitoramento. 

"Essa variante é de importância e requer monitoramento. As autoridades sanitárias estão aqui diante dessas situações para tranquilizar a população brasileira. As medidas são as mesmas. Se eu tivesse que indicar uma medida, seria a aplicação da dose de reforço. Se não você não tomou, procura a Unidade Básica mais próxima de onde você mora", declarou Queiroga. 

 

Nova cepa se espalha na Europa e na China

 

Por meio de suas redes, o pesquisador Miguel Nicolelis chamou a atenção para o fato de que a nova variante lidera os novos casos na Europa e na China. 

 

Nicolelis também criticou as medidas de flexibilização que foram anunciadas recentemente.