PANDEMIA

"Manobra política", diz Miguel Nicolelis sobre uso facultativo das máscaras

Para o pesquisador, a desobrigação do uso das máscaras em locais fechados vai resultar em “mais mortes”

Escrito en CORONAVÍRUS el

O pesquisador Miguel Nicolelis foi às redes para criticar o decreto publicado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que torna o uso da máscara em locais fechados facultativo. A máscara é considera a medida não farmacológica mais eficaz para se prevenir e controlar a circulação do coronavírus. 

Para Nicolelis, trata-se de uma medida eleitoreira. "Remoção da obrigatoriedade de máscaras em lugares fechados em SP é apenas uma manobra política, uma tentativa de remover o símbolo mais visível da existência de uma pandemia e com isso tentar auferir dividendos para uma campanha natimorta. O resultado será medido", critica. 

Em seguida, Nicolelis que a alta de casos na Ásia deve servir de alerta para outros lugares do mundo e que o uso facultativo das máscaras vai resultar "em mais infectados, mais pessoas hospitalizadas e mais mortes, além de mais pacientes com complicações crônicas da COVID. No momento em q Ásia vê explosão de 1 nova variante, Governo de SP tenta terminar pandemia por decreto". 

"Infelizmente isso não funciona. Quando a política bate de frente com a biologia ela perde sempre de goleada. Não vai ser diferente em SP ou no Brasil como um todo. Vejam o q ocorre no Reino Unido neste momento depois da mesma decisão absurda", finaliza o pesquisador.