CORONAVÍRUS

Pandemia: Covid deixa de liderar casos de mortes no Brasil, mas média móvel permanece alta

Apesar da queda constante, médicos consideram que ainda é muito cedo para afirmar que a situação está controlada

Escrito en CORONAVÍRUS el

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus, deixou de liderar o ranking de óbitos no Brasil no mês de março, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pelos cartórios de registro civil. Mas, média móvel permanece alta. 

Com o surgimento da variante Ômicron, a Covid tinha voltado a liderar a causa de mortes no país na semana de 16 a 22 de janeiro. Mas, após sete semanas, a redução dos números colocou a Covid-19 novamente na terceira posição da lista na semana de 6 a 12 de março. 

Essa é a segunda vez, desde abril de 2020, que a Covid deixa de liderar a causa de mortes no país. A primeira vez que isso ocorreu foi nas 13 semanas entre 17 de outubro de 2021 e 15 de janeiro deste ano, quando infartos e AVCs (acidente vascular cerebral) voltaram a liderar o ranking de causas de mortes. 

O nível mais alto de óbitos na terceira onda da pandemia aconteceu entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, quando foram registradas mais 6 mil mortes. 

Apesar da queda no número de infecções e mortes, médicos consideram que a atual média móvel de 290 mortes ainda é "muito alta". 

A médica infectologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vera Magalhães, declarou ao UOL que é preciso aguardar mais 90 ou 120 dias de queda para poder afirmar que a situação está controlada.