COVID-19

Cidade do Rio acaba com obrigatoriedade de máscaras em locais fechados

O governo do estado de São Paulo decide nesta quarta (9) se vai liberar o uso do acessório de proteção nas ruas e ao ar livre

Máscara contra Covid.Créditos: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

Apesar dos alertas de autoridades sanitárias de que a pandemia do coronavírus ainda requer cuidados especiais, a prefeitura do Rio de Janeiro tomou, nesta segunda (7), uma iniciativa no mínimo questionável.

Decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD), publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, acabou com o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais fechados.

A decisão segue recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 “Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba também o passaporte da vacinação”, postou Paes em seu Twitter.

O Rio de Janeiro é a primeira capital do país a acabar com a obrigatoriedade completa da utilização do equipamento de proteção contra a Covid.

Estado de São Paulo deve seguir os passos, mas apenas para locais abertos

O governo do estado de São Paulo anunciou que decidirá sobre flexibilização do uso de máscaras nesta quarta-feira (9). Porém, a medida prevê a liberação do acessório apenas nas ruas e ambientes ao ar livre, incluindo áreas externas de bares e restaurantes.

Existe a possibilidade de que seja criada uma regra específica para o uso de máscaras em escolas.

Nesta semana, São Paulo superou a marca de 100 milhões de doses de vacina contra a Covid aplicadas, com 82,4% da população imunizada.

Entre quem está apto a receber as doses, incluindo pessoas acima de 5 anos de idade, o estado de São Paulo chegou à marca de 88,2% da população imunizada com as duas doses.

Com informações das CNN Brasil