ALERTA

Casos de Covid-19 triplicam em escolas estaduais de São Paulo

Levantamento feito pela Apeoesp demonstra aumento significativo no número de infectados no ambiente da rede estadual de ensino

Explosão de casos na rede estadual de ensino em SP.Créditos: Prefeitura de Barueri
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), com informações de suas 94 subsedes e da comunidade escolar, identificou uma nova “explosão” de casos de Covid-19 na rede estadual de ensino.

A amostragem, que contabiliza os números desde o dia 11 de maio, aponta o registro de 362 casos de infecção, em 55 escolas, enquanto, na quarta-feira (25), eram 121 casos, em 15 escolas.

O dado, parcial, demonstra que o número pode ser infinitamente maior, considerando que a rede estadual possui 3.700 escolas e que o levantamento depende da informação passada pelos professores às subsedes.

A Apeoesp vem recomendando aos profissionais da educação e a todos os que frequentam as escolas que usem máscaras de proteção e tomem todos os cuidados sanitários recomendáveis na pandemia.

Além disso, a entidade cobra da Secretaria Estadual de Educação a retomada dos protocolos sanitários em todas as escolas.

A Apeoesp orientou suas 94 subsedes a realizar a fiscalização das unidades escolares, notificar os casos e exigir suspensão das aulas e demais providências nas instituições onde forem identificados casos da doença.

“O certo seria exigir a entrada na escola com máscara”, diz Professora Bebel

A presidenta da Apeoesp e deputada estadual, Professora Bebel (PT-SP), afirma que, apesar da campanha pelo uso da máscara realizada pela entidade, é difícil convencer alunos e funcionários sem que haja obrigatoriedade, que, segundo ela, deveria ser imposta pelo governo estadual, em meio ao número crescente de casos de Covid-19.

O certo seria exigir a entrada na escola com máscara. Tem que ser assertivo. Se o aluno não tiver uma, a escola, o governo tem que dar”, declarou Bebel, que tem buscado, sem sucesso, se reunir com a Secretaria de Educação para discutir o assunto.

Os resultados do levantamento estão disponíveis no site da Apeoesp e são atualizados diariamente.