IMUNIZAÇÃO

Pandemia: EUA aprovam vacina contra Covid para bebês a partir de 6 meses

Com a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a vacinação dos bebês deve começar nos próximos dias

Pandemia: EUA aprovam vacina contra Covid para bebês a partir de 6 meses.
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aprovou neste sábado (18) a vacinação em bebês a partir de 6 meses. Os imunizantes a serem aplicados são os da Moderna e Pfizer. 

A aprovação foi realizada por unanimidade entre os especialistas do CDC. Agora, a diretora do órgão, Rochelle Walensky deve assinar a formalização e a vacinação de bebês a partir dos 6 meses deve começar nos próximos dias. 

Antes da CDC, a Administração Federal para Drogas e Alimentos dos EUA (FDA) - agência equivalente à Anvisa -, também aprovou, na sexta-feira (18), a aplicação de vacina contra a Covid em bebês. Para o Dr. Robert Califf, comissário da FDA, a imunização de bebês pode evitar o surgimento da Covid grave. 

Os Estados Unidos enfrentam uma forte de resistência na imunização de crianças com idade entre 5 e 11 anos. Segundo dados da plataforma Our World in Data, menos de 40% tomaram a primeira dose. Para efeito de comparação, no Brasil, mais de 80% das crianças estão imunizadas contra a Covid. 

 

Internações por Covid estão acima de 80% em quase metade da rede privada de saúde em SP

 

Levantamento feito pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do estado de São Paulo revela que quase metade dos hospitais privados do estado estão com a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid acima de 80%. 

Segundo o SindHosp, 95 hospitais participaram do mapeamento. Desse total, 31% estão localizados na capital paulista e 69%, no interior e, ao todo, somam 8.907 leitos clínicos, 2.790 leitos de UTI adulto e 479 de UTI pediátrica. 

O levantamento do sindicato dos hospitais privados foi realizado entre os dias 3 e 14 de junho. 

A pesquisa feita pela entidade também revela um aumento de caso entre as crianças. A ocupação das UTIs pediátricas está entre 60 e 80%. 

 

Ocupação no sistema público 

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo também registrou aumento de internações motivadas por Covid. 

Com o avanço do contágio por coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a destinar um número maior de leitos para pacientes com Covid. Foram abertos 50 novos leitos voltados para o atendimento de doenças respiratórias na rede pública de saúde da capital paulista. 

A respeito da taxa de ocupação de UTI, a prefeitura de SP revelou que a taxa é de 70% na UTI e de 61% para enfermaria. 

No estado de São Paulo o número de internações por Covid-19 aumentou 48%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.