IMUNIZAÇÃO

Covid: 6 capitais e DF iniciam vacinação infantil; entenda por que ela é fundamental

Rio de Janeiro foi a primeira capital a iniciar imunização de crianças de 3 a 5 anos; em São Paulo não há previsão

Pandemia: 6 capitais e o DF iniciam vacinação infantil contra a Covid; entenda por que ela é fundamental.
Escrito en CORONAVÍRUS el

Seis capitais e o Distrito Federal iniciaram nesta segunda-feira (18) a vacinação de crianças com três anos ou mais contra a Covid, são elas: Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Salvador e o Distrito Federal. 

No Rio de Janeiro a vacinação das crianças a partir de 3 anos começa nesta quarta-feira (20). Já no estado de São Paulo não há previsão de quando a vacinação desta faixa etária vai começar. 

No último dia 13 de julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Coronavac para as crianças a partir de 3 anos. Até então, só a Pfizer estava autorizada a ser aplicada em crianças a partir dos 5 anos. 

Em entrevista à Fórum, o médico infectologista Marcos Caseiro afirma que a vacinação das crianças contra a Covid é fundamental para diminuir a circulação do vírus e assim alcançar a imunidade coletiva. 

"Vacinar as crianças é fundamental, o Brasil tem a maior mortalidade de crianças com idade abaixo de 5 anos. É também um passo importante para que a gente consiga alcançar a imunidade coletiva e, por conta isso, diminuir a circulação do coronavírus. Isso é a imunidade coletiva: diminuir a circulação viral", disse à Fórum o médico infectologista Marcos Caseiro. 


Mutirão  

 

Em Salvador, as crianças podem ser levadas para vacinar nos 37 postos de saúde espalhados pela cidade, que funcionam das 8h às 16h. 

A prefeitura de Fortaleza revelou que a vacinação das crianças vai acontecer nos shoppings Central, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, Sesi Parangaba e drive do Centro de Eventos, e também em alguns postos de saúde. 

O governo municipal de São Luís usou as redes sociais para divulgar os locais de vacinação dos pequenos. Nos dias úteis a imunização das crianças de 3 anos a 5 anos será das 8h às 17h e das 8h às 12h nos locais que vão funcionar aos sábados. 

Em Belém, a vacinação está disponível em 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três hospitais das Forças Armadas: o Naval, o da Aeronáutica e o do Exército, das 8h às 17h. Também haverá ponto de vacinação nos shoppings Pátio Belém e Parque, das 9h às 19h. 

O sistema de Saúde de Boa Vista vai vacinar as crianças das 8h30 às 17h. No espaço Kids do Terminal Luiz Canuto Chaves, as crianças serão vacinadas de segunda a sábado, das 8h30 até às 17h.