A emergência sanitária de Covid-19 chegou ao fim, mas a pandemia ainda não acabou. O aviso foi dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (5).
Pelas redes sociais, Lula comentou o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fez um apelo para que a população brasileira tome as doses de reforço da vacina anti-covid.
Te podría interesar
"Depois de 3 anos, hoje finalmente podemos dizer que saímos da emergência sanitária pela Covid-19. Infelizmente, o Brasil passou da marca de 700 mil mortos pelo vírus. E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista", escreveu.
Lula lamentou as "vidas perdidas pela negação da ciência". Também criticou o negacionismo do Governo Bolsonaro. "Não comprou vacinas logo quando foram ofertadas ao país e incentivou o uso de remédios sem comprovação científica", alfinetou.
Te podría interesar
"Apesar do fim do estado de emergência, a pandemia ainda não acabou. Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas", concluiu.
O comentário de Lula é feito em meio às revelações de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o cartão de vacinação falsificado para constar uma vacina que ele nunca tomou. As investigações sobre a fraude em um documento público foram alvo de investigação da Polícia Federal, que deflagrou a Operação Venire.