46% das mortes por coronavírus na última semana aconteceram no Brasil e nos EUA

Segundo levantamento, considerando os números desde o início da pandemia, em dezembro, os dois países juntos concentram 32,8% dos óbitos, quase um terço do total

Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

Durante esta semana, Brasil e Estados Unidos vêm concentrando quase metade das mortes por covid-19 no mundo. Segundo números compilados pelo site Our World in Data, e publicados em matéria do Opera Mundi, das pouco mais de 33 mil mortes pela doença registradas no mundo desde o dia 8 de maio, 46,15% aconteceram nestes dois países.

A data para a amostragem não foi escolhida por acaso. No dia 8 de maio, o Brasil passou a ser o segundo do mundo com maior número diário de mortes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Considerando todas as mortes desde o início da pandemia, em dezembro, os números combinados de Brasil e Estados Unidos também são altos: 32,8%, quase um terço do total.

Os presidentes dos dois países, Jair Bolsonaro e Donald Trump, estão entre os que vêm mostrando maior resistência em tomar as medidas sugeridas pela comunidade científica, e chegaram a entrar em conflito aberto com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Também estão sintonizados na briga com governadores e prefeitos dos seus países que adotam quarentenas rígidas e se negam a reabrir o comércio.