Aglomeração em shopping causa confusão nas redes

Cena que ocorreu em Fortaleza espantou moradores do Rio de Janeiro, que pensaram se tratar do Norte Shopping

Reprodução/Twitter/Fernando Graziani
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma imagem de uma shopping cheio em Fortaleza tirada na última segunda-feira (8) assustou moradores do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11).

A foto, divulgada inicialmente pelo jornalista Fernando Graziani, parece mostrar o interior do shopping Parangaba, localizado em Fortaleza, diante do primeiro dia de reabertura do comércio na capital cearense.

"Hoje os shoppings reabriram em Fortaleza. Parabéns para quem permitiu e para as pessoas desesperadas de saudade de aglomeração num shopping. Vai dar certinho", criticou o comunicador.

Na terça-feira, o governador Camilo Santana afirmou que foi "intensificada a ação de fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza, que entrou na Fase 1 do Plano de Retomada Econômica". "É fundamental que as pessoas tenham consciência e sigam as regras. A retomada é muito importante, mas só avançará se houver a colaboração de todo", disse.

A imagem, no entanto, voltou a ser assunto nas redes nesta quinta em razão da reabertura do Rio de Janeiro. Usuários compartilharam a foto apontando que se tratava de centros comerciais da capital carioca.

O termo Norte Shopping, em referência a um dos maiores shoppings do Rio, chegou a aparecer nos assuntos mais comentados do Twitter em razão da confusão criada nas redes. A imagem também circulou como se fosse o Shopping Tijuca, localizado também na Zona Norte da capital carioca.

Usuários também começaram a "viajar" com a imagem para outras capitais, como Recife e São Luís. Nas duas capitais, os shoppings ainda não foram reabertos.

A loja iByte, que aparece em destaque na foto, não possui filiais no Rio de Janeiro e está presente apenas em estados do Nordeste do Brasil.

Apesar da confusão com a foto, os centros comerciais no Rio registraram aglomerações e muitas filas nesta quinta-feira. O prefeito Marcello Crivella disse que os estabelecimentos deverão respeitar uma "regra de ouro", com distanciamento de 2 metros entre as pessoas, disponibilização de álcool gel, obrigatoriedade no uso de máscaras, medição de temperatura, liberação de apenas um terço do estacionamento e entrada de animais somente se forem para lojas pets.

https://twitter.com/fgraziani/status/1270123161103761409
https://twitter.com/CamiloSantanaCE/status/1270467720593752069

Temas