Fórum Educação
31 de março de 2020, 15h55

AGU diz que Bolsonaro não descumpriu ordem judicial: ele tem o “direito de ir e vir”

A manifestação da AGU foi feita após o MPF cobrar uma multa por Bolsonaro ter descumprido determinação da Justiça Federal que impedia a União de promover ou estimular a o fim do isolamento social

Imagem de vídeo apagado pelo Facebook (Reprodução)

A Advocacia-Geral da União (AGU) justificou em nota, nesta terça-feira (31), que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) não desrespeitou lei alguma ao ter saído no último domingo para dar um passeio em Taguatinga, no Distrito Federal.

“Sobre a caminhada do Presidente da República, esta não configurou descumprimento da decisão liminar proferida por este juízo federal. Eventual entendimento no sentido contrário, representaria limitação ao direito de ir e vir do Chefe do Poder Executivo em contrariedade com a Constituição Federal”, diz a nota.

A manifestação da AGU foi feita após o Ministério Público Federal (MPF) cobrar uma multa de R$ 100 mil por Bolsonaro ter descumprido a determinação da Justiça Federal que impedia a União de promover ou estimular a o fim do isolamento social ou o descumprimento das orientações da OMS.

A AGU afirmou em juízo que o governo federal não alterou sua política de prevenção ao coronavírus. Segundo alegou, a única orientação em vigor continua sendo a do Ministério da Saúde, que prega o isolamento social.

Com informações da coluna de Lauro Jardim


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum