O que o brasileiro pensa?
23 de junho de 2020, 22h13

América Latina chega às 100 mil mortes por coronavírus, mais da metade delas no Brasil

País governado por Jair Bolsonaro tem mais de 52 mil óbitos, superando a soma de todos os demais países da região. Outros governos de direita, como os do Chile e do Peru, também se destacam negativamente

Coronavírus na América Latina (foto: Foreign Policy Research Institute)

Atual epicentro da pandemia, a América Latina alcançou, nesta terça-feira (23), a marca de 100 mil mortes por covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Os números são do observatório da Universidade Johns Hopkins.

O principal responsável por esse recorde é o Brasil de Jair Bolsonaro, onde aconteceram 52,7 mil dos óbitos registrados na região, mais da metade do total.

O país também tem mais da metade da quantidade total de casos, com 1,14 milhão de infectados, enquanto a América Latina como um todo tem 2,15 milhões.

Outros países com governos de direita também se destacam em termos proporcionais, como são o caso do Peru e do Chile, ambos estão entre os 10 países com mais contagiados (6º e 7º lugar, respectivamente).

O Peru tem 257 mil casos de covid-19, e pouco mais de 8 mil mortes, números que se agravam considerando um país com 33 milhões de habitantes. O mesmo acontece com o Chile, que tem 251 mil infectados e cerca de 7 mil falecidos, sendo um país com uma população de 18 milhões.

Entre os países governados pela esquerda, o destaque negativo é o México, que tem menos infectados que Peru e Chile (185 mil), mas tem mais óbitos (22 mil), sendo o segundo da região nesse quesito, embora sua população seja bem maior (126 milhões).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum