Após atraso, Índia vai exportar vacinas ao Brasil na sexta-feira

O governo indiano prometeu entregar nas próximas 24h as 2 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca compradas pela Fiocruz

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia | Foto: Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou nesta quinta-feira (21) que irá começar a distribuir as vacinas compradas no exterior a partir de sexta-feira (22). O Brasil, que aguarda desde a última semana a chegada das doses do imunizante Oxford/AstraZeneca compradas pela Fiocruz, foi incluído nesse primeiro prazo, junto ao Marrocos.

Segundo informações da rede CNN Brasil, o ministro Harsh Vardhan Shringla garantiu que "o fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”.

A Fiocruz pagou R$ 56 milhões em 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas na farmacêutica indiana Serum. O lote foi contratado com o objetivo de antecipar a vacinação com a Oxford/AstraZeneca, que será produzida nacionalmente na fundação.

A exportação era aguardada pelo Ministério da Saúde na última semana. A pasta chegou a preparar um avião para ser enviado à Índia. Essa aeronave foi adesivada com o logo campanha de imunização do governo brasileiro.

Segundo o Indian Times, o país asiático pretende se impor diplomaticamente ante da China com a distribuição de vacinas ao exterior. Antes da liberação das doses comercializadas, o país distribuiu mais de 2 milhões de unidades para países vizinhos de forma gratuita.