Arminio Fraga diz que quarentena não vai salvar economia

Ele diz também que, para socorrer a economia, é preciso agir rapidamente, o que não está acontecendo

Armínio Fraga (Arquivo)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, alerta em entrevista publicada no Globo, nesta sexta-feira (27), que é falsa a dicotomia entre salvar vidas e a economia. De acordo com ele, suspender a quarentena imposta na maior parte do país não levaria os brasileiros a saírem gastando, nem os empregos seriam preservados em sua plenitude.

“Dá a impressão de que há um custo econômico, e há. Mas dá também a impressão de que há uma alternativa sem custo, que seria fazer o (isolamento) vertical. Mas isso não é verdade”, afirma Arminio. Ele diz também que, para socorrer a economia, é preciso agir rapidamente, o que não está acontecendo.

Ele lembra ainda que, “na questão da logística, é importante levar até as pessoas alimentos que, no Brasil, são produzidos em enorme abundância. Não podemos correr o risco de as pessoas passarem fome. Essa talvez seja a parte menos complicada, existe uma logística que funciona muito bem até nas favelas”.

O maior problema neste momento, para o economista, é a falta de articulação política. “Há uma certa cacofonia de ideias, até certo ponto natural, mas que passou do ponto. Em algum momento alguém tem de tomar uma decisão e dizer: ‘é por aqui, e vamos executar’. Normalmente, numa situação de crise, existe um padrão de gestão que define claramente responsabilidades, desenha uma estratégia, planeja e executa as ações, monitora os eventos e se comunica com a nação. Isso precisa ocorrer urgentemente”.