Atila Iamarino: Se plano de reabertura não envolve controlar casos, é "plano de sacrifício"

Biólogo citou fala de superintendente do Ministério da Economia encorajando que mortes se concentrem entre idosos. "Mortes viraram plano econômico", lamenta o cientista

O biólogo Atila Iamarino (Reprodução)Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en CORONAVÍRUS el

O biólogo e doutor em virologia, Atila Iamarino, questionou nesta segunda-feira (1º) o chamado "plano de reabertura" do comércio proposto por prefeitos e governadores em meio à pandemia. Para o biólogo, se a medida não envolve controle do número de casos do coronavírus, trata-se apenas de um "plano de sacrifício".

"O plano de reabertura da sua região envolve controlar o número de casos? Ter uma queda de novos casos medidos com testes pra coronavírus por pelo menos duas semanas? Não? Então não é plano de reabertura, é plano de sacrifício. Seu sacrifício", afirmou o biólogo no Twitter.

O especialista também compartilhou uma fala de Solange Vieira, superintendente no Ministério da Economia, que teria encorajado a concentração de mortes entre idosos. "'É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico, pois vai reduzir nosso déficit previdenciário'. Mortes viraram plano econômico", escreveu o biólogo, citando a fala da servidora.

Atila tem se posicionado contra o fim do isolamento social da forma que tem sido proposto nos estados do país. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por exemplo, anunciou na semana passada que o estado começaria a flexibilizar a quarentena a partir desta segunda. São Paulo, no entanto, é um dos estados mais atingidos pelo vírus no país.

"Países que reabriram escolas depois de controlar a epidemia local de Covid continuam controlando os casos. Sabem disso fazendo testes", afirmou Atila em outro tuíte.

"Quando pensam em reabertura, pensam que é uma loja ou uma firma que precisam ter higiene pra reabrir. Mas o contágio vem do transporte, vem dos profissionais essenciais que precisam atender todo mundo, vem da convivência no transporte", continuou.

Confira:

https://twitter.com/oatila/status/1267497150507876354