Baixa taxa de eficácia no Brasil se deu porque Coronavac foi testada em profissionais de saúde, diz Sinovac

Yin Weidong, CEO do laboratório chinês, diz que o grupo testado no Brasil é de "alto risco para contrair a Covid-19". Na Turquia, a taxa foi de 91% de eficácia, e na Indonésia, que iniciou a vacinação hoje, de 65%

O CEO da Sinovac, Yin Weidong, disse nesta quarta-feira (13) que a baixa taca de eficácia da CoronaVac no Brasil – de 50,38% – se deu porque os testes foram realizados majoritariamente em “médicos e pessoas que atuam na área da saúde” que, segundo ele fazem parte de um grupo de alto risco de contrair a Covid-19.

“Esses dados [brasileiros] mostram que as vacinas têm boa eficácia e segurança em todos os ensaios clínicos da terceira fase. Aceleramos o aumento da capacidade de produção”, disse Weidong em entrevista coletiva, na primeira manifestação da empresa após a divulgação dos dados pelo Instituto Butantan.

Números divulgados anteriormente pela Turquia mostram taxa de 91% de eficácia da vacina. Na Indonésia, que começou a vacinação nesta quarta, o índice foi de 65%.

Segundo o jornal South China Morning Post, Weidong reafirmou que a vacina é altamente eficaz e que os testes da vacina no exterior envolveram um total de 24.400 participantes.

No entanto, Weidong não confirmou se a empresa divulgaria taxas gerais de eficácia combinando as do Brasil, Turquia e Indonésia.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR