Bolsonaro acredita que coronavírus é parte de plano do governo comunista chinês

O presidente tem espalhado nos bastidores uma teoria da conspiração que relaciona o vírus com a economia chinesa, segundo jornalista du Uol

Jair Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

As declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro que contradizem até mesmo o Ministério da Saúde de seu próprio governo pode ter a ver com uma teoria conspiratória que ele alimenta nos bastidores do Planalto.

Segundo o colunista Tales Faria, do Uol, o ex-capitão tem falado com assessores que acredita que a pandemia do novo coronavírus, que explodiu na China e logo tomou todo o planeta, não passa de um plano do governo chinês para recuperar a economia do país.

A teoria diz o seguinte, segundo Faria: "Toda vez que a China tem problemas econômicos aparece uma grande doença que se espalha pelo mundo causando crise nos mercados globais e diminuição no valor dos produtos importados pelos chineses".

O presidente estaria relacionado o novo coronavírus com o surto da gripe aviária (2013) e afirmando que a China se aproveitou da crise para comprar ações de empresas no exterior.

"Histeria"

Em entrevista dada nesta segunda-feira (16), Bolsonaro voltou a chamar a pandemia de coronavírus de “histeria”, afirmou que a doença está sendo usada em uma “luta pelo poder” pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Eu não convoquei o movimento (de domingo, 15). Tenho obrigação de saudar o povo. Se eu me contaminei, ninguém tem nada a ver com isso”, afirmou.