Fórum Educação
16 de março de 2020, 15h11

Bolsonaro acredita que coronavírus é parte de plano do governo comunista chinês

O presidente tem espalhado nos bastidores uma teoria da conspiração que relaciona o vírus com a economia chinesa, segundo jornalista du Uol

Jair Bolsonaro (Reprodução)

As declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro que contradizem até mesmo o Ministério da Saúde de seu próprio governo pode ter a ver com uma teoria conspiratória que ele alimenta nos bastidores do Planalto.

Segundo o colunista Tales Faria, do Uol, o ex-capitão tem falado com assessores que acredita que a pandemia do novo coronavírus, que explodiu na China e logo tomou todo o planeta, não passa de um plano do governo chinês para recuperar a economia do país.

A teoria diz o seguinte, segundo Faria: “Toda vez que a China tem problemas econômicos aparece uma grande doença que se espalha pelo mundo causando crise nos mercados globais e diminuição no valor dos produtos importados pelos chineses”.

O presidente estaria relacionado o novo coronavírus com o surto da gripe aviária (2013) e afirmando que a China se aproveitou da crise para comprar ações de empresas no exterior.

“Histeria”

Em entrevista dada nesta segunda-feira (16), Bolsonaro voltou a chamar a pandemia de coronavírus de “histeria”, afirmou que a doença está sendo usada em uma “luta pelo poder” pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Eu não convoquei o movimento (de domingo, 15). Tenho obrigação de saudar o povo. Se eu me contaminei, ninguém tem nada a ver com isso”, afirmou.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum