Bolsonaro é o maior responsável pelas mortes por Coronavírus no Brasil, diz pesquisa

Os governadores dos estados foram considerados os maiores culpados por 12,7% dos entrevistados e 9,4% acham que a responsabilidade é da população

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento nesta sexta-feira (22), onde cerca de 35,1% da população aponta o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) como o principal responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil.

Os governadores dos estados foram considerados os maiores culpados por 12,7% dos entrevistados e 9,4% acham que a responsabilidade é da população.

Para 6,0%, “todos” são responsáveis, 5,6% apontaram o Supremo Tribunal Federal e 4,1% os prefeitos. 

A China, onde começou o surto, foi apontada por 4,0% e os senadores e deputados federais foram responsabilizados por 3,2% dos entrevistados. 

Para 2,1%, a culpa é do próprio vírus, 1,7% consideram que é todos os políticos e 1,2% citou outros responsáveis.

Dos entrevistados, 6,8% não souberam responder e 8,1% afirmaram que “ninguém” é responsável. 

O levantamento foi feito pelo instituto entre os dias 15 e 19 de maio, com 2.258 brasileiros das 27 unidades da federação. A pergunta da pesquisa era uma só: “Em sua opinião, quem é o maior responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil?”

Veja a pesquisa completa aqui.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.